Um record em transportes em menos de 24 horas, com a Class 20

No passado dia 16 de abril, cerca de 50 crianças e jovens da CLASS 20 deslocaram-se ao Porto para conhecer a cidade. Usaram 8 meios de transporte distintos: terrestes, fluviais e aéreos. Foram de carro para a estação da CP onde apanharam o comboio Intercidades para o Porto-Campanhã.

Lá, deslocaram-se de comboio urbano para São Bento, fizeram um cruzeiro no rio Douro num barco rabelo, andaram de teleférico, deslocaram-se de metro até ao aeroporto, apanharam o avião para Lisboa e regressaram de autocarro. Durante esta aventura, atravessaram a cidade de “lés a lés” a pé. Nada escapou aos olhos e pés destes pequenos grandes conquistadores e aventureiros.

Tudo isto num super dia! A CLASS 20 defende que o conhecimento é construído a partir do que se faz e do que se vê e as aprendizagens fazem-se em vários espaços: primeiro, no espaço familiar; segundo, nos espaços escolares e não-escolares e terceiro, na sociedade: nas ruas, nas aldeias e nas cidades… Pensando em conhecimento e em aprendizagens, a CLASS 20 desenvolveu um projeto interdisciplinar e transversal, do 1º ao 3º ciclos, com os conteúdos estudados nos vários anos, com a devida profundidade.

Neste projeto, a história deu a mão à geografia, à matemática e à cidadania. Conheceram alguns monumentos e a respetiva história, como a da Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, a Sé do Porto, a Câmara Municipal, o Palácio da Bolsa entre outros espaços emblemáticos como o Mercado Temporário do Bolhão, a Livraria Lello, a zona ribeirinha, o cais da ribeira e Gaia. Assim, o conhecimento adquirido nos livros foi transportado para a realidade onde deu origem a muitas aprendizagens, desde o planeamento à visita, passando pelo orçamento, roteiro, reserva, aquisição de bilhetes. Tudo foi pensado ao pormenor.

Como todos os trabalhos e atividades são avaliados pelas nossas crianças, este não foi exceção: “(…) gostei bastante da viagem, (..) foi possível viver novas experiências, gostei de andar de teleférico e ver a vista da cidade muito bonita, adorei andar de barco no Rio Douro e passar por baixo das seis pontes. Foi bastante divertido no mercado, (…) as vendedeiras têm uma forma engraçada de falar. Eu nunca tinha andado de metro nem de avião, adorei a viajem, não dá para escolher a melhor parte! (…)” Bia M. “No geral gostei de tudo, foi uma viagem que nunca vou esquecer”, Constança. “Gostei muito de ir ao Porto, gostei de andar de avião, de barco, de comboio, de metro e de teleférico. Foi cansativo, mas muito divertido!” José M. “Gostei muito (…) não gostei de andar de avião porque demorou pouco tempo!”, Martim N. “Eu gostei muito da viagem ao Porto, foi muito divertida. O que eu mais gostei foi do avião porque foi a 1ª vez e foi uma grande experiência”, Pedro R. “O que mais gostei foi de andar de avião e de jantar no MacDonald, o mais bonito do Mundo “, Sara. “Amámos a viajem ao Porto com a CLASS 20. Nunca esqueceremos esta viajem!” Mª Clara e Matilde

.