Rotary Club de Almeirim enche sede para falar de voluntariado

No cumprimento do seu habitual calendário anual de formação e informação, o Rotary Club de Almeirim promoveu a realização duma palestra sobre o tema do voluntariado.
Manuela Branco, Sócia Honorária do E-Club Portugal, foi a oradora convidada o objectivo da divulgação e a formação de Núcleos Rotários de Desenvolvimento Comunitário.
Porém, a presença de um grupo de alunos de uma turma do 8º H da Escola Febo Moniz que promoveu recentemente a realização de um Sarau Solidário a favor do jovem João Malva, acabou por reorientar a sessão para a apresentação e balanço daquela iniciativa que mobilizou um grande número de participantes de várias colectividades (20 km de Almeirim, CADCA, Tigres, etc.) e dos ginásios do concelho e “foi altamente gratificante
conhecer as experiências dos seus promotores, jovens e encarregados de educação, e registar o generalizado sentimento de satisfação e realização pessoal”, sublinhou o clube.
A presença de tantos jovens motivou ainda a que se procedesse a uma breve apresentação das actividades do Rotary, com especial destaque para as vertentes para ele directamente orientadas: o Interact e o Rotaract.
Sobre o tema da palestra e sustentada na sua experiência, a oradora falou da importância das acções junto das comunidades locais, da variedade de intervenções e dos possíveis modos de organização e funcionamento dos Núcleos Rotários, aproveitando ainda para colher de viva voz e dos principais intervenientes a partilha de experiência que os jovens e os seus progenitores recolheram do sarau que promoveram.
Foi pois perante numerosa e participativa assistência que se trocaram experiências e se abordaram questões ligadas a uma próxima promoção de um NRDC sob a égide do Rotary Club de Almeirim.
“A alegria e a forte motivação destes jovens acabou por ultrapassar até o objectivo inicial da palestra e lançar aquele que poderá ser o gérmen dum NRDC em Almeirim”, concluiu a organização.



.